Plano de classificação

Tipo de entidade:Pessoa colectivaCasa Emílio Biel & Ca. [1874?] - 1916Outras formas do nome:BielEmílio Biel & CªCasa BielLith. E. BielLitografia Emílio Biel e CompanhiaEmílio Biel HerdeirosData(s):1838-09-18 (nascimento)1857 (encarregado da casa Henrique Schalk, em Lisboa)1860 (Diretor da sucursal da casa Henrique Schalk, no Porto)1865 (fundação de uma fábrica de botões)1875 [ant.] (compra da Casa Fritz, de fotografia, no Porto)1875-1879 (primeiros trabalhos de fototipia, processo Jacobi)1876 (sociedade da Casa Fritz, com Fernando Joan Martin Niels Brütt)1876 (participação na Exposição Universal de Filadélfia)1877 (edição de luxo de Os Lusíadas, de Luís de Camões)1877 (participação na Exposição Hortícola Parcial do Porto)1878-1899 (participação na edição da revista O Occidente)1878 (participação na Exposição Universal de Paris, premiado com a medalha de bronze)1879 (participação na Exposição Portuguesa do Rio de Janeiro, premiado com a medalha de ouro)1880 (casamento com Edith Katzenstein)1880 (participação na Exposição de Viena, premiado com a medalha de prata)1881-1882 (participação na edição do Plutarcho Portuguez)1882 (participação na edição do Álbum da Exposição Distrital de Aveiro)1882 (reportagem fotográfica do centenário da morte do Marquez de Pombal)1882-1888 (catálogo A Moda - publicação trimestral illustrada com figurinos em phototipia e offerecida aos consummidores-revendedores da Real e Imperial Chapelaria a Vapor de Costa Braga & Filhos, Imprensa Civilização)1883 (participação na edição de Portugal Antigo e Moderno)1884 (participação na edição de Archivo Photographico)1884 (participação na edição de Panorama Contemporâneo)1885 (colaboração com a Africa Occidental - Album Photográphico e Descriptivo, edição de David Corazzi)1886-05-22 (reportagem fotográfica do casamento do príncipe D. Carlos com D. Amélia de Orleães)1886 (participação na Exposição Internacional de Fotografia do Porto como expositor extra-concurso, júri de amadores e consultor do júri para a secção de publicações em alemão)1887 (participação na Exposição Industrial Portuense)1887 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, Porto, Typographia Elzeviriana)1888 (reportagem fotográfica da peregrinação ao santuário da Penha)1888 (participação na Exposição Industrial de Lisboa)1888 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (segundo anno), Porto, Typographia Ocidental)1889 (reportagem fotográfica da inauguração da estátua do político José Estêvão Coelho de Magalhães em Aveiro)1889 (participação na Exposição de Vinhos Portugueses em Berlim)1889 (colaboração graciosa com o Album Phototypico e Descriptivo das Obras de Soares dos Reis, edição do Centro Artístico Portuense)1889 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (terceiro anno), Porto, Typographia Ocidental)1890 (aquisição do Palácio do Conde de Bolhão, mudança de instalações e da designação da casa fotográfica para Biel ou Casa Emílio Biel & Ca.)1890 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (quarto anno), Porto, Typographia Ocidental)1891-03 (reportagem fotográfica da revolta militar do Porto)1891 (participação na Exposição Industrial do Porto)1891 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (quinto anno), Porto, Typographia Ocidental)1892 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (sexto anno), Porto, Typographia Ocidental)1893 (colaboração com a Associação dos Engenheiros Portugueses no Congresso Internacional de Engenharia, integrado na Exposição Universal de Chicago)1893 (exposição de trabalhos em Nova Iorque)1893 (colaboração com a Associação Comercial do Porto, com trabalhos na Exposição Universal de Chicago)1893 [ca.] (álbum Caminho de Ferro Portugueses da Beira Alta, Obras d'Arte, MM Eiffel entrepeneur des ponts métalliques, Lisbonne, Callemont Frères Imprimeurs, s/d)1893 [ca.] (álbum Caminho de Ferro do Douro, Porto, Emílio Biel & Ca., s/d)1893 [ca.] (álbum Caminho de Ferro do Minho, ed. Emílio Biel & Ca., Porto, s/d)1893 [ca.] (álbum da linha de caminhos de ferro do Sul, Societé Anonyme Internationale de Construction et d'Entreprise de Travaux Publics Braine le-Comte (Belgique), Porto e Ca., s/d)1893 [ca.] (álbum Ponte D. Luiz I, Porto, Emílio Biel & Ca., Porto, s/d)1893 [ca.] (álbum Ponte D. Maria Pia, Porto, Emílio Biel & Ca., Porto, s/d)1893 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (sétimo anno), Porto, Typographia Ocidental)1894 (reportagem fotográfica dos festejos, no Porto, do centenário do nascimento do Infante D. Henrique)1894 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (oitavo anno), Porto, Typographia Ocidental)1895 (colaboração com o Catálogo Illustrado da Exposição d'Arte, (nono anno), Porto, Typographia Ocidental)1898 (participação na Exposição de Alfaia Agrícola na Tapada da Ajuda, Lisboa)1898 (Catálogo da Exposição de Arte Ornamental do Districto de Vianna em Agosto e Setembro de 1896, Viana do Castelo, Emílio Biel & Ca.)1898 (Álbum Emílio Biel, Portugal-Espinho, Porto, Emílio Biel & Ca.)1899 [ca.] (edição da coleção de postais Colecção Emílio Biel & Ca.)1900 [ca.] (edição da coleção de postais Costumes de Portugal)1901-1906 (publicação em fascículos da obra A Arte e a Natureza em Portugal)1903 (participação na Exposição Agrícola do Porto)1908 (participação na Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, no Rio de Janeiro)1909 (participação na Exposição Internacional de Fotografia de Dresden)1903 [ca.] (edição da coleção de postais Elevador do Carmo)1904 [ca.] (edição da coleção de postais Colecção do Grande Hotel da Boa Vista - Caldellas)1911 (edição de MONTEIRO, Manuel - O Douro: Principaes Quintas, Navegação, Culturas, Paisagens e Costumes, Porto, Emílio Biel)1914-1915 (edição em fascículos da obra de Joaquim de Vasconcelos, A Arte Religiosa em Portugal, 2 vol., Porto)1915-09-14 (morte)1915 (alteração na designação da firma para Emílio Biel Herdeiros)1916 (confisco e arrematação dos bens da família Biel)História:Karl Emil Biel (Emílio Biel) nasceu em Annaberg, Saxónia na Alemanha em 18 de setembro de 1838 e faleceu no Porto em 14 de setembro de 1915. Aos 19 anos veio para Portugal e instalou-se em Lisboa em 1857, como empregado da casa Henrique Schalk (de botões e pregos), situada na rua do Ferragial de Cima, nº 31, 3º. Em 1860 transferiu-se para o Porto para dirigir a sucursal da casa de Lisboa e em 1864 estabeleceu-se por conta própria como comerciante. No ano seguinte, o da Exposição Internacional do Porto, fundou uma fábrica de botões na rua da Moreira, nº 5 (transferida posteriormente para a rua da Alegria, nº 373). Simultaneamente tornou-se representante de diversas empresas alemãs, como a Companhia de Linhas Coats & Clark, lda., Benz & Co. Manheim (automóveis), Schuckert & Co (maquinaria elétrica) e integrou algumas das associações de comerciantes da cidade, como a Associação Comercial do Porto e o Centro Comercial do Porto. Empreendeu entre outras, a construção da central hidroelétrica de Terragido, a eletrificação de Vila Real, do Gerês (através da Sociedade dos Melhoramentos do Gerês) e das estações de caminho-de-ferro de Lisboa e Porto. Ainda no Gerês, promoveu o abastecimento de água local, através da Empresa das Águas do Gerês, de que era sócio. Emílio Biel afirmou-se na sociedade portuense como negociante de sucesso, tendo vindo a casar, em 14 de setembro de 1880, com Edith Katzenstein, filha de um banqueiro, Cônsul do Império Alemão no Porto. Devido às relações que mantinha com o rei D. Fernando de Saxe Coburgo, tornou-se Photographo da Casa Real. O interesse pela fotografia terá despontado na década de 1860. Em 1864, a sua morada comercial coincidia com a da Casa Fritz, na Rua do Almada nº 122 a 126, um estabelecimento reconhecido pela sua obra e distinguido na Exposição Industrial do Porto de 1861. A data de cedência ou aquisição da Casa Fritz a Biel não é conhecida, mas foi teve certamente antes de 1875. Biel retratou figuras destacadas do seu tempo, entre as quais a família real e quando a casa estava com uma dinâmica comercial considerável, em 1876, deu sociedade a Fernando Joan Martin Niels Brütt (colaborador especializado do estabelecimento), mantendo a propriedade de todos os equipamentos, assim como a responsabilidade pela sua aquisição e renovação. A título de exemplo, Biel foi o responsável pela introdução da luz elétrica no estabelecimento em 1885, permitindo fotografar com luz artificial e dilatar o horário de funcionamento do estabelecimento. Entre 1875-1879, paralelamente ao trabalho de estúdio como retratista, iniciou alguns trabalhos de fototipia (processo de Jacobi, de impressão foto-mecânica que permite imprimir múltiplas provas a partir da mesma matriz), afirmando-se comercialmente em Portugal e no estrangeiro. O domínio da técnica permitiu-o desenvolver a sua atividade editorial com várias publicações, entre as quais a edição de luxo de Os Lusíadas em 1877, antecipando as comemorações do centenário da morte de Camões em 1880. Esta edição foi a primeira em Portugal a inserir fototipias como ilustração numa obra impressa. Colaborou na edição por fascículos do Plutarcho portuguez: colecção de retratos e biographias dos principaes vultos historicos da civilisação portugueza, entre 1881 e 1882, no Portugal Antigo e Moderno, de Pinho Leal, em 1883 e no Archivo Photographico em 1884. Em 1882, a Casa Biel executou a sua primeira grande edição de fototipias, com o Álbum da Exposição Distrital de Aveiro, que se pretendia acessível a um público vasto. O autor do catálogo, o historiador Joaquim de Vasconcelos, teve a colaboração de Biel em vários projetos editoriais ao longo da sua vida. A casa participou com fototipias no Panorama Contemporâneo em 1884, na revista O Occidente, entre 1878 e 1899, no álbum A Africa Occidental, de José Augusto da Cunha Moraes de 1885, no A Arte e a Natureza em Portugal, entre 1901 e 1907. No âmbito editorial, a casa teve também significativa atividade na produção de bilhetes-postal ilustrados, iniciada em 1900, e de vistas estereoscópicas (atualmente no Museu de Ciência da Universidade do Porto). A Casa Biel realizou algumas reportagens fotográficas, de que são exemplo o centenário da morte do Marquez de Pombal, em 1882, o casamento do príncipe D. Carlos, em 1886, a peregrinação ao santuário da Penha, em 1888, a inauguração da estátua do político José Estêvão Coelho de Magalhães em Aveiro em 1889, a revolta militar do Porto de março de 1891, os festejos, no Porto, do centenário do nascimento do Infante D. Henrique, em 1894. Só em 1890, com a mudança de instalações para o Palácio do Conde de Bolhão, na Rua Formosa, é que os trabalhos da casa começaram a ser divulgados com a chancela Biel ou Casa Emílio Biel & Ca., prescindindo da designação Fritz. Com o volume de trabalho e de negócios, a sociedade evoluiu em duas secções, a de indústrias gráficas, relativa à fotografia, fototipia e litografia, com o sócio o fotógrafo Fernando Brütt e a secção de publicações, com o fotógrafo Cunha Moraes. A firma continuou a laborar após a morte de Emílio Biel em 14 de setembro de 1915, mantendo a denominação social mas passou a designar-se Emílio Biel Herdeiros. Na sequência da declaração de guerra feita pela Alemanha a Portugal em 1916, os bens da família Biel foram confiscados e arrematados. Biel participou nas seguintes exposições e mostras: Exposição Universal de Filadélfia de 1876, com fotografias e fototipias; Exposição Hortícola Parcial do Porto de 1877; Exposição Universal de Paris de 1878, na qual granjeia a medalha de bronze; Exposição Portuguesa do Rio de Janeiro de 1879, premiado com a medalha de ouro; Exposição de Viena de 1880, premiado com a medalha de prata; Exposição Internacional de Fotografia do Porto de 1886 (expositor extra-concurso, júri de amadores e consultor do júri para a secção de publicações em alemão); Exposição Industrial Portuense de 1887; Exposição Industrial de Lisboa de 1888; Exposição de Vinhos Portugueses em Berlim, de 1889 (com imagens do contexto vinícula do Douro e de caminhos de ferro do Minho e Douro); Exposição Industrial do Porto, em 1891; Exposição de Alfaia Agrícola na Tapada da Ajuda, Lisboa, em 1898. A Casa Biel foi contatada, juntamente com outros fotógrafos, para ceder as suas fotografias de caminhos de ferro e de pontes, com vista à participação da Associação dos Engenheiros Portugueses no Congresso Internacional de Engenharia, integrado na Exposição Universal de Chicago de 1893. Embora não tenham sido expostas (por demora na expedição) em Chicago, foram exibidas em Nova Iorque. Esta exposição universal contou com o seu trabalho relativo à produção e comércio do vinho do Douro, através da Associação Comercial do Porto. Participou também na Exposição Agrícola do Porto em 1903, na Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, no Rio de Janeiro em 1908; Exposição Internacional de Fotografia de Dresden, em 1909.Lugares:PortoLisboaAnnaberg, Saxónia, AlemanhaGerêsVila RealChicago, Estados Unidos da AméricaFiladélfia, Estados Unidos da AméricaParis, FrançaRio de Janeiro, BrasilBerlim, AlemanhaViena, ÁustriaDresden, AlemanhaFunções, ocupações e actividades:NegocianteEngenheiroFotógrafoEditorIdentificador(es) da instituição:PT/AMLSBRegras e/ou convenções:ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.ISAD (G) - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos.Línguas e escritas:PortuguêsFontes:Lopes Cordeiro, J. M. (2015). Emílio Biel: O empresário que fotografava obras de engenharia. In E. Beira (Coord.), A linha do Tua, 1887, e as fotografias de E. Biel (pp. 49-58). V. N. Gaia: Projecto FozTua/MIT Portugal. [Em linha]. [Consult. 2021-09-14]. Disponível em WWW: URL: https://issuu.com/ananunesprudente/docs/1887tuabiel_smallBEIRA, Eduardo, ed. - A linha do Tua, 1887 e as fotografias de E. Biel. Porto: Universidade do Minho, 2014; Programa MIT Portugal, EDP. [Em linha]. [Consult. 2021-09-16]. Disponível em WWW: <URL:https://issuu.com/ananunesprudente/docs/1887tuabiel_small>SENA, António - História da imagem fotográfica em Portugal 1839-1997. Porto : Porto editora, 1998. 470 p.. ISBN 972-0-06265-7CPF - Emílio Biel & Cª (folha de coleção). [Em linha]. [Consult. 2021-09-14]. Disponível em WWW: URL: https://digitarq.cpf.arquivos.pt/details?idEntrada Emílio Biel na Wikipedia [Em linha]. [Consult. 2021-09-14]. Disponível em WWW: URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emílio_BielPT Stereo Collections - Colecção Emílio Biel [Em linha]. [Consult. 2021-09-14]. Disponível em WWW: URL: https://stereovisualculture.ulusofona.pt/stereo_coleccoes.phpBAPTISTA, Paulo Artur Ribeiro – A Casa Biel e as suas edições fotográficas no Portugal de Oitocentos. Lisboa: Colibri, 2010, 227 p. ISBN: 978-972-772-980-7Notas internas:Biel dedicou-se à horticultura, ao cultivo de flores, à coleção de borboletas. Esta coleção está integrada Museu de Zoologia da Universidade do Porto, integrado atualmente no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.