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Correspondência da Presidência da Câmara Municipal de Lisboa
Data(s):
1949-1987
Nível de descrição:
Série
Dimensão e suporte:
Dimensão:
8 caixas, 119 livros, 1 capilha
Suporte:
Papel
Autor(es):
Câmara Municipal de Lisboa. Presidência. Serviço de Protocolo
História custodial e arquivística:
Documentação proveniente das instalações do Arquivo Municipal de Lisboa, no Arco do Cego, em 2021.
Âmbito e conteúdo:
Documentação produzida entre 1949 e 1987, pelos gabinetes do presidente e vice-presidente, Serviço do Protocolo e pela Ouvidoria (Contencioso) da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Compreende um conjunto de correspondência encadernada (em livros) e outro conjunto de correspondência acondicionada em caixas e capilha. A correspondência é assinada pelo presidente, vice-presidente, secretário e encarregado do Serviço de Protocolo, e classificada com os códigos “P” (Presidência), "SP" (Serviço de Protocolo), "C" (Contencioso ou Ouvidoria). Integra o copiador de ofícios expedidos, circulares, telegramas, correspondência recebida e cartões de convite. A organização do copiador de correspondência expedida foi instituída em 1949, por despacho do presidente (de 19-07-1949), determinando-se o arquivo dos ofícios produzidos pelas várias direções, quando assinados pelo presidente, bem como os procedimentos de classificação (despacho na UI 011). Foram ainda comunicadas instruções para a encadernação da correspondência, no final de cada ano (UI 008). Até 1971, o conjunto contém apenas a compilação dos ofícios expedidos, passando a partir desse ano, a incluir correspondência recebida. Os conteúdos no âmbito do protocolo são constantes em todos os períodos, como: apresentação de cumprimentos, votos de pesar, congratulações e boas festas; convites endereçados ao presidente da CML (para espetáculos, colóquios, entre outros eventos); convites para cerimónias e eventos da CML; visitas oficiais; pedidos de visitas de cortesia e audiência; pedidos de apoio diversos, como os de colaboração na organização de receções e/ou a cedência de equipamentos da CML; correspondência de fornecedores de serviços, entre outros assuntos. Pontualmente inclui relações anuais ou mensais dos atos públicos e cerimónias, que constituem uma síntese informativa da atividade do Serviço de Protocolo. Para além do protocolo integra assuntos da administração municipal, como: naturalização de estrangeiros (1949-1971); envio de editais; processo de democratização da CML no pós 25 de Abril; recenseamento eleitoral e organização de eleições. Relativamente à correspondência dos anos de 1975 e 1976, acondicionada em caixas, o seu contexto de produção decorre, numa primeira fase, da atividade do Secretariado da Presidência para as Autarquias Locais, criado em janeiro de 1975 (Despacho n.º 3/75, de 6 de janeiro; Diário Municipal, n.º 11977), como estratégia de alargamento e proximidade da CML com a população e a colaboração entre o Município e as freguesias de Lisboa. Esse Secretariado funcionou durante a primeira Comissão Administrativa (de setembro de 1974 a novembro de 1975), dando resposta às solicitações das juntas de freguesia e das comissões de moradores. Articulava ainda a comunicação dos delegados de zona que exerceram funções na CML entre julho e novembro de 1975. Numa segunda fase, em janeiro de 1976, desativado o Secretariado da Presidência para as Autarquias Locais, a segunda Comissão Administrativa decidiu (Despacho n.º 3/76, na UI 068) que a comunicação entre a CML, juntas de freguesia e outros órgãos legalmente representativos (como as comissões de moradores) passasse a ser feita através do Serviço do Protocolo, de modo a aperfeiçoar os canais de ligação com as populações. Por esta razão, a correspondência do Serviço do Protocolo de 1976 inclui o expediente tratado com as juntas de freguesia e as comissões de moradores.
Sistema de organização:
Cronológico
Tipológico
Temático
Condições de acesso:
Documentos microfilmados e/ou digitalizados, sendo o acesso concedido por meio desse(s) suporte(s).
Documentos originais consultáveis mediante pedido de autorização prévia ao Arquivo Municipal de Lisboa.
Documentação com dados nominativos, comunicável nos termos da legislação em vigor.
Condições de reprodução:
Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do Arquivo Municipal de Lisboa.
Existência e localização de cópias:
Documentação reproduzida no Arquivo Municipal de Lisboa em suporte digital.
Unidades de descrição relacionadas:
Cód. referência:
PT/AMLSB
~NB/CMLSBAH/GEGE/031
Título:
Processos privativos do Serviço de Protocolo
Unidades de descrição relacionadas:
Arquivo Municipal de Lisboa: Documento do mês: 25 de Abril e a habitação em Lisboa: As reinvindicações da Comissão de Moradores do Bairro da Quinta da Calçada
Nota de publicação:
LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Municipal - 50 anos 25 de Abril - O processo de democratização da Câmara Municipal de Lisboa: memórias em arquivo. Lisboa: Câmara Municipal, 2024.
Arquivo:
AH
Código de referência:
PT/AMLSB ~NB/CMLSBAH/GEGE/034
Registos adjacentes
022 - Processos privativos da Direção dos Serviços Centrais e Culturais
030 - Correspondência da Repartição de Obras Públicas
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10-11-2222
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