Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Tipo de entidade:
Pessoa singular
Portugal, Eduardo. 1900-1958, fotógrafo e colecionador
Outras formas do nome:
Eduardo Macedo Portugal
Eduardo Macedo d'Elvas Portugal
Data(s):
1900-02-26 (nascimento)
1911 (conclusão dos estudos primários na escola Académica de Lisboa)
1915 (conclusão do curso comercial na escola Académica)
1919 (início do interesse pela fotografia)
1925 (participação na Exposição Nacional de Fotografia, nos Armazéns Grandela)
1932 (encerramento do Banco Português e Brasileiro)
1932 (trabalho na chapelaria Portugal & Dinis)
1939 (exposição “Estátua Equestre de Dom João I”)
1947 (“Exposição Antoniana”)
1948 (exposição “A imagem da Flor”)
1949 (exposição “Alguns Documentos e Obras de Arte Relativos ao Santo Padroeiro de Lisboa São Vicente”)
1952 (exposição “A Casa dos Bicos”)
1956 (exposição “A Reconstrução de Lisboa, após o Terramoto”)
1958-06-20 (morte)
História:
Eduardo Macedo d’ Elvas Portugal nasceu no ano de 1900 em Lisboa. Filho de José d’ Elvas Portugal (1840-1897) e de Adelaide Alexandrina Macedo (1846-1915), uma família abastada de comerciantes da nova classe burguesa, que se havia estabelecido em Lisboa nos finais do século XIX. Fotógrafo, foto-editor, bibliófilo e colecionador de fotografia antiga, depois de concluir o curso comercial em 1915, começa a trabalhar como arquivista no Banco Portuguez e Brasileiro até 1932, data em que ingressa na casa comercial do pai a Chapelaria Portugal & Dinis, em Lisboa. Paralelamente foi desenvolvendo o gosto pela fotografia, mas só em 1919 há registo de imagens que documentam alguns eventos da sua vida pessoal e familiar. Dedicou todos os momentos livres a esta atividade e a viajar pelo país e estrangeiro, mas é entre 1930 e 1950 que se verifica uma maior produtividade. Eduardo Portugal foi um dos mais notáveis fotógrafos documentais da cidade de Lisboa. O círculo comercial e social em que se move inclui tanto os intelectuais, como os artistas e fotógrafos mais conhecidos da época, nomeadamente José Artur Leitão Bárcia, do Grupo Amigos de Lisboa, Kurt Pinto, Mário Novais, Marques da Costa e Paulo Guedes com quem trocava correspondência. Fez parte do Grupo Amigos de Lisboa, em 1940, o que lhe trouxe contactos com olisipógrafos influentes como Vieira da Silva, Ferreira de Andrade, Matos Sequeira, Luís Pastor de Macedo, entre outros, que ilustraram as suas edições, com os trabalhos de Eduardo Portugal, tal como acontece com a revista Civilização e a Editorial Enciclopédia. Para além de documentos de paisagens e monumentos, sobretudo do centro do país, que deram origem a uma grande coleção de bilhetes-postais, elaborou um guia vastíssimo sobre Lisboa e já na década de 40 a Câmara de Lisboa, encomenda-lhe a cobertura fotográfica das transformações urbanísticas da cidade. Realizou ainda outro tipo de trabalhos relacionados com a divulgação para o turismo (cartazes, receitas, Guias, revistas, folhetos, edições), e participou e colaborou em várias exposições, entre as quais o Cortejo Histórico de Viaturas, em 1934, a Exposição de Arte Popular, em 1936, Estátua Equestre de Dom José I, em 1939, a 1ª Exposição de Arte Fotográfica de Tomar, a Exposição Nacional de Fotografias, em 1943, a Exposição antoniana, em 1947, integrada nas Comemorações do VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros, A Imagem da Flor, em 1948, A Casa dos Bicos, em 1952 e A Reconstrução de Lisboa, após o Terramoto, em 1956 e colaborou na Exposição do Archivo Pitoresco, e Exposição Almanaques Lisboetas, em 1957. A sua extensa obra denota um espírito empreendedor e versátil assente numa formação arquivística que vai marcar toda a inventariação e conservação do seu espólio, hoje na posse do Arquivo Municipal/Fotográfico.
Lugares:
Lisboa
Braga
Guimarães
Setúbal
Coimbra
França
Bélgica
Figueira da Foz
Funções, ocupações e actividades:
Fotógrafo
Colecionador
Arquivista
Identificador(es) da instituição:
PT/AMLSB
Regras e/ou convenções:
ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.
ODA - Orientações para a Descrição Arquivística: Grupo de Trabalho de Normalização da Descrição em Arquivo. Lisboa: Direção Geral de Arquivos, 2011.
NP 405-1:1994 - Informação e Documentação. Referências bibliográficas: documentos impressos: Comissão Técnica 7. Lisboa: Instituto Português da Qualidade, 1994.
Línguas e escritas:
Português
Fontes:
LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Fotográfico - 7 Olhares. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.
LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Fotográfico - Provas Originais, 1858-191. Lisboa: Câmara Municipal, 1993.
LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Fotográfico - Quotidiano feminino: 1900-1940. Lisboa: Câmara Municipal, 2001.
MOITA, Ana Paula; CORDA, Isabel - Eduardo Portugal (1900-1958). "Cadernos do Arquivo Municipal". Lisboa. Nº 9, (2007), p. 218-234. [Consult. 2018-05-02]. Disponível em WWW: URL: http://arquivomunicipal2.cm-lisboa.pt/ficheiros/56/19/ficheiro1956_ovgssojjyrd.pdf. ISSN 0873-9870.
Registos adjacentes
- Ferrari, Amadeu. 1909-1984, fotógrafo
- Cunha, Ferreira da. 1901-1970, fotógrafo
- Vale, Eurico Lino do. 1966-, fotógrafo
- Gageiro, Eduardo. 1935-, fotógrafo
Adicionar à lista
Documentos associados
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar nossa politica de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Requisições
Criar requisição
Número
Ano
Data de criação
Estado
Protocolo
×
Requisição
Registo nº
123456/2222
Data de registo:
10-11-2222
Data:
10-11-2222
Nome
Entidade
Motivo *
V/Ref
Observações
Obra
Processo
Jazigo
Volume
/
/
/
?
/
?
Volume
Local
?
Número
Inserir
Identificação
Estado
Adiada
Não satisfeita
Motivo
Criar
×
Pesquisa de Processo
/
/
/
?
Processo
×
Pesquisa de Cemitério
?
Sigla
Nome
×
Pesquisa de Local
?
Local
Designação anterior
×
Selecção do documento
Número de Polícia
Documento
×
Selecção da Obra
Obra
Local
Número de Polícia
×
Aviso