Plano de classificação

Tipo de entidade:Pessoa singularNunes, Henrique. 1820-1882, fotógrafoHistória:Henrique Nunes nasceu em 1820 e faleceu em 1882. Intitulava-se fotógrafo da Casa Real, na publicidade do estúdio que teve na rua das Flores, 152, no Porto, entre 1863 e 1865. A partir dessa data trabalhou com Miguel Novais no estúdio deste na rua do Bonjardim, 233, até 1868. (BAPTISTA, 2010). De seguida geriu o estúdio de Alfred Fillon (apelidando-o de Antiga Casa Fillon) na rua das Chagas, 7 a 13, em Lisboa, quando este se ausentou para Paris, entre 1869 e 1870 e aí continuou até 1881. Esse “Atelier Fillon” seria herdado, anos mais tarde (1886-1887) pelo fotógrafo Augusto Alexandre de Azevedo Bobone. Em 1868 fundou com Mendes Leal a Empreza Photográphica e Literária dos Monumentos de Portugal, responsável pela publicação no mesmo ano, da obra Monumentos Nacionais, com fototipias de Henrique Nunes e texto do seu sócio. Colaborou com a Associação dos Arqueólogos Portugueses, na execução de fotografias publicadas em albumina no Boletim da associação, da qual foi sócio honorário desde 1874. A primeira imagem em albumina publicada neste periódico foi de sua autoria (sarcófago romano descoberto na Estremadura). Contrata Casimir Lefebvre em 1870 para trabalhar como operador de fotografia. Em 1871, acompanhou o actor Taborda durante três meses, numa digressão ao Brasil, na qual Henrique Nunes exibiu o seu panorama fotográfico que intitulava de Panorama de Portugal, usado em muitas imagens como cenário (SENA, 1998, p. 60). Recebeu instrução de Carlos Relvas sobre o processo de fototipia (Jacobi) e foi um dos primeiros em Portugal a aplicá-lo em 1875. Foi autor do álbum Tricentenário de Camões em 1880, com albuminas. Participou na Exposição Internacional Portuguesa do Porto de 1865 onde recebeu uma menção honrosa, e fez um álbum sobre o Palácio de Cristal, que fora distribuído na cerimónia de inauguração do evento. As suas fotografias foram expostas na 10ª e na 11ª Exposição Trienal da Academia Portuense de Belas Artes, realizadas no Porto em 1868 e 1874. Participou na Exposição Universal de Paris em 1878, onde grangeou a medalha de bronze e na Exposição Portuguesa no Rio de Janeiro em 1879.Lugares:PortoLisboaParisBrasilRio de JaneiroIdentificador(es) da instituição:PT/AMLSBRegras e/ou convenções:ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.ODA - Orientações para a Descrição Arquivística: Grupo de Trabalho de Normalização da Descrição em Arquivo. Lisboa: Direção Geral de Arquivos, 2011.Línguas e escritas:PortuguêsFontes:SENA, António - História da imagem fotográfica em Portugal 1839-1997. Porto : Porto editora, 1998.BAPTISTA, Paulo Artur Ribeiro - A Casa Biel e as suas edições fotográficas no Portugal de Oitocentos. Lisboa: Colibri, 2010.VASCONCELLOS, Sandra de - Casimir Lefebvre: “Talento, Ciência e Arte”, dissertação de mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual defendida na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2020. [Em linha]. [Consult. 2022-07-05]. Disponível em WWW: <URL: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/131588/3/437379.1.pdfO Diario Popular. Lisboa, n.º 991 (5 Jul. 1869): [3], notícia sobre Henriques Nunes transcrita por por ARAÚJO, Nuno (2011): “A singular viagem do fotógrafo Jean Laurent a Portugal, em 1869”. CEM - Cultura, Espaço e memória, N.º 1, Porto, CITEM, p.87-108 [Em linha]. [Consult. 2022-07-06]. Disponível em WWW: <URL: https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4871VIEGAS, Paula Cristina de Pinho Coelho Cintra (2018) - Mulheres Fotógrafas em Portugal (1844-1918): dissertação de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa. [Em linha]. [Consult. 2022-07-06]. Disponível em WWW: URL:https://repositorio.ul.pt/jspui/bitstream/10451/39555/1/ulfl267406_tm.pdf