Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Tipo de entidade:
Pessoa singular
Silva, António Sena da. 1926-2001, arquiteto e fotógrafo
Outras formas do nome:
António Martins Sena da Silva
Data(s):
1926-01-24 (nascimento)
1932 (inicia a instrução primária no Liceu Francês, em Lisboa)
1935 (escreve e ilustra pequenos contos, intitulados Ensaios Literários)
1942 (começa a trabalhar na A.A.Silva - Autosil, de seu pai, com funções de tratamento da imagem gráfica da empresa)
1949 (conhece e entrevista Antoine de Saint-Exupéry, de passagem por Lisboa, para ser publicado no jornal da escola)
1943 (termina o sétimo ano de Ciências no Liceu Francês de Lisboa)
1943 a 1946 (pratica desenho e pintura no atelier de Armando Lucena)
1944 a 1948 (colabora com o ator e encenador Francisco Lopes Ribeiro no desenho de figurinos e cenários)
1946 a 1952 (frequenta o curso de Arquitetura da Escola de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, parte curricular)
1947 (faz fotografia na A.A.Silva - Autosil, de registo de peças defeituosas de máquinas e motores, para integrarem os relatórios técnicos da empresa)
1947 a 1959 (colabora com o atelier de arquitetura de Francisco George)
1948 (co-fundador do Hot Club de Portugal, sócio nº 2)
1948 (escreve a peça Bailado sem Nome, publicado no periódico Atlântico: revista luso-brasileira. Nova série, nº 6, 2 de junho de 1948)
1948 (escreve o Poema, publicado um ano depois no periódico Atlântico: revista luso-brasileira. 3ª série, nº 1, 12 de setembro de 1949)
195- (desenho de carroçarias e cartaz publicitário de autocarros Berliet)
195- (com António Garcia, desenha a geladaria A Veneziana, na Avenida da Liberdade, Lisboa, que teve a colaboração na pintura, de António Alfredo e no revestimento fotográfico, de Mário Novais)
1950 a 1952 (serviço militar como alferes miliciano na especialidade de artilharia antiaérea de Sintra e Cascais)
1951 (desenha a secretária e cadeira de braços, com António Garcia)
1952 (casa com Maria da Ascenção Lima Osório de Oliveira)
1953 (nascimento do primeiro filho)
1954 (fotografia de veículos Isetta em vários locais de Lisboa, importados pela A.A.Silva / Autosil)
1955 (nascimento do segundo filho)
1955 (ilustração de textos literários para a revista Panorama)
1955 (termina a fase dos "concursos" do Curso Superior de Arquitectura)
1956 (colabora com Mário Novais no âmbito da Exposição de Modelos e Miniaturas Ferroviárias)
1956 (realiza a série de fotografias para um livro sobre Lisboa, para ser publicado com textos de José Cutileiro, pela editora Guilde du Livre. Não chegou a ser levado à estampa)
1957 (integra a equipa do arquiteto Conceição Silva (Pavilhão de Honra de Portugal na Exposição de Lausanne)
1957 (cartazes para a Autosil)
1957 (artigo Formas utilitárias industriais e artesanais. Equipamento e pormenorização decorativa In: "Arquitectura" . - 3ª Série, nº 59 (Jul. 1957), p. 31)
1958 e 1959 (integra a equipa de levantamento fotográfico do património artístico das Misericórdias para a Fundação Calouste Gulbenkian)
1958 (artigo 3 pavilhões de exposições portugueses : Exposição de Bruxelas, Feira de Hamburgo, Feira de Lausanne In: "Binário", nº 7 (Out. 1958), p. 1-2)
1958 (artigo em co-autoria com Francisco Conceição Silva e José Daniel Santa Rita, Pavilhão de Portugal na Feira de Lausanne : comptoir Suisse, 1957. in "Binário", nº 7 (Out. 1958), p. 20-23)
1959 (pavilhão Comemorativo dos 25 Anos de Refinação de Petróleo em Portugal, FIL, Lisboa)
1959 (fotografia usada na capa desenhada por Sebastião Rodrigues para a obra Olivia, de Olivia (pseud.), Editora Ulisseia)
1960 a 1965 (membro do Conselho Técnico da Sociedade Nacional de Belas-Artes)
1960 (stand do INII, FIL, Lisboa, com António Garcia e Luís Filipe Abreu)
1960 (artigo A cidade que nós fizemos. Almanaque, jul.1960, pp133-138)
1960 (participa na Exposição do Património Artístico das Misericórdias, no Convento da Madre de Deus em Lisboa)
1960 (fotografia usada na capa desenhada por Sebastião Rodrigues para a obra Uma Abelha na Chuva (2.a ed.), de Carlos de Oliveira)
1961 a 1969 (leciona Design Gráfico na SNBA
1961 (em co-autoria com Leonor Álvares Viegas de Oliveira, projeta uma série de escolas para a CODEPA)
1962 a 1968 (orientador de um curso de fotografia na SNBA)
1962 (em co-autoria com Leonor Álvares Viegas de Oliveira, desenvolve o Sistema Integrado para Apetrechamento de Escolas, que inclui o desenho de Cadeira Sena (empilhável), produzida por Fernando e Rodrigues, Lda)
1962 (convidado para conceber e executar um stand na Feira Internacional de Lisboa, para a apresentação do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (inii)
1964 (cria a imagem global da Autosil e começa a exercer funções diretivas na empresa)
1965 a 1969 (leciona no Curso de Formação Artística da SNBA)
1965 (desenha a publicidade e o logótipo internacional da Gás Móbil, a convite de Gastão da Cunha Ferreira)
1965 (colabora na criação das primeiras experiências pedagógicas no Instituto de Artes Visuais e Design - IADE)
1966 (grafismo e ilustrações da obra Vénus de Kazabaïka, de Leopold von Sacher Masoch, publicada pela Afrodite)
1968 (conjunto para Escolas, produzido por Metalúrgica da Longra, Lda)
1969 (cartazes para a campanha de profilaxia da tuberculose, promovida pela Associação contra a tuberculose do Porto)
1969 (capa e paginação da obra Antologia do Humor Português, publicada pela Afrodite)
1960 (inicio da década) (realiza uma intervenção fotográfica mural numa colunado Hotel Florida, projectado pelo arquitecto Jorge Ferreira Chaves)
1970 (desenho da cadeira Sena e mesa)
1970 (artigo Uma experiência pedagógica em curso na Sociedade Nacional de Belas Artes In: "Arquitectura", nº 114, 4ª série, (Mar.-Abr. 1970), p. 46-47)
1970 (artigo Daciano da Costa Designer, Diário de Lisboa de 30 de julho)
1971 (concebe a publicidade das pilhas Dialux para os elétricos de Lisboa)
1971 (colabora na organização, montagem e no catálogo da primeira Exposição de Design Português, na Feira Internacional de Lisboa)
1971 (módulo para organização de espaços abertos, modelo PLX 640, com Leonor Oliveira)
1971 (apresentação da cadeira empilhável para escolas primárias, modelo CMD-1, na 1ª exposição de design português, construida pela Fernando Rodrigues Lda)
1971 (artigo não assinado 1ª exposição de design português, publicado no suplemento A Mosca do jornal Diário de Lisboa)
1971 (artigo O ‘design’ ao serviço da criança, publicado no jornal Diário de Lisboa)
1972 (ilustração da obra As Ilhas Portuguesas de Cabo Verde (2.ª ed.), de José Osório de Oliveira publicado Direcção-Geral de Educação Permanente)
1972 (participa, com Dassiano da Costa, no sector de Design da expo aica 1972, organizada pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, na Sociedade Nacional de Belas-Artes)
1973 (a convite do Instituto Nacional de Inovação e da Associação Industrial Portuguesa, assume a programação programação e coordenação da 2.ª Exposição de Design Português, organizado pelo Núcleo de Design Industrial na Feira Internacional de Lisboa, onde tem o apoio da cooperativa PRAXIS)
1973 (concorre com a fotografia do instrumento e mão do Cirurgião Fernando Gomes Rosa, para a 2.a Exposição do Design Português, Lisboa)
1973 (premiado no Concurso do Fundo de Fomento de Exportação para o Pavilhão de Portugal na Feira de Lausana, organizado pela Associação Suiça de Designers)
1973 (capa e paginação da obra De Fora Para Dentro, publicada pela Afrodite)
1973 (capa e paginação da obra Antologia do Humor Negro)
1974 a 1989 (administrador - delegado da Autosil)
1974 (inauguração da Torre dos escritórios da Autosil (em toscos), desenhada por Sena da Silva para Paço de Arcos)
1974 (participa numa ação pública no Palácio Foz, com outros artistas plásticos. O grupo tapa com um pano preto a escultura de Salazar da autoria de Francisco Franco)
1974 (reportagem fotográfica da manifestação de homenagem a Catarina Eufémia, em Beleizão. As imagens foram expostas na SNBA nesse ano)
1975 a 1979 (leciona a disciplina de Introdução ao Design na Fundação Ricardo Espírito Santo)
1976 (integra o grupo fundador da Associação Portuguesa de Designers)
1976 (colabora com a recém criada revista Opção, como colunista, com artigos de análise social e ficção)
1977 (participa na exposição Alternativa Zero, organizada por Ernesto de Sousa, com uma réplica da campanha publicitária das pilhas Dialux, de 1971, nos electicos de Lisboa)
1980 (casa com a arquiteta Leonor Alvares Viegas de Oliveira)
1980 (artigo Arte & design: semântica e dialéctica. ArteOpinião, nº 8, jan-fev de 1980, pp 2 e 3)
1980 (artigo Escola de arte design e mercado, por Leonor Álvares de Oliveira e Álvaro Sena da Silva. ArteOpinião, nº 12, nov-dez de 1980, pp 8 a 10)
1980 (artigo em co-autoria com José Pedro Martins Barata. Para uma biblioteca no Irão. In: "Arquitectura", nº 136, 4.a série, (Fev. 1980), p. 58-60)
1981 a 1984 (leciona a cadeira Introdução ao Design na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa)
1982 (organiza a exposição e catálogo Design & Circunstancia na SNBA)
1982 (artigo Design e didática. In: revista ArteOpinião, nº 13, jan-fev de 1981, pp 36 e 37)
1982 (comissário da exposição Design & Circunstância promovida pela Associação Portuguesa de Designers, da qual era diretor)
1983 a 1987 (leciona Arquitectura e Design de Mobiliário Urbano na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore, no Porto)
1983 (artigo em co-autoria com Augusta Marques, Design e circunstância : conformismo e subversão? Entrevista a Sena da Silva In: "Arquitectura", nº 150, 4ª série, (Jul.-Ago. 1983), p. 32-33)
1983 (artigo Gerard Castello Lopes - fotógrafo / Notas para um auto-retrato, publicado no Jornal de Letras a 18 janeiro, com três imagens inéditas de Sena da Silva)
1984 (aula teórica Modo de Usar a Paisagem no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual)
1987 (realiza a primeira exposição individual de fotografia, Fotografias 1956/57, na galeria Ether, em Lisboa, dirigida por António Sena, o seu filho mais velho)
1987 (comunicação no colóquio Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte, na Fundação Calouste Gulbenkian)
1987 (exposição nos 8.os Encontros de Fotografia de Coimbra)
1988 (terminam as suas funções de administrador-delegado do grupo Autosil)
1988 (exposição da versão da cadeira Sena, produzida pela Foc, Lda, na Feira Internacional do Móvel, Paris)
1989 a 1994 (nomeado Presidente do Centro Português de Design pelo Ministro da Industria, Mira Amaral)
1990 (exposição Sena da Silva - Uma Retrospectiva, comissariada por António Sena, na Fundação Serralves, Porto)
1991 (integra a exposição colectiva de fotografia Portugal 1890-1990, comissariada por António Sena e Jorga Calado, no Musée de la Photographie, em Mont-sur-Marchienne, e na Provinciaal Museum voor Fotografie, em Antuérpia, Bélgica, no contexto da Europália, dedicada a Portugal)
1992 (as suas imagens integram a exposição Olho por Olho - Uma História da Fotografia em Portugal 1939-1992, comissariada por António Sena, na galeria Ether, em Lisboa)
1992 (integra a exposição Arte Portuguesa - anos 50, organizada por Rui Mário Gonçalves para a Fundação Calouste Gulbenkian)
1994 (participa na exposição 5 Arquitectos Fotógrafos - Carlos Calvet, Costa Martins, Manuel Magalhães, Sena da Silva, Victor Palla, organizada por Filipe Jorge na Associação de Arquitectos Portugueses, em Lisboa)
1994 (terminam as suas funções na Presidência do Centro Português de Design)
2000 (exposição Sena da Silva : 60 anos de Ofícios, Riscos, Sustos, Entusiasmos, Êxitos e Insucessos, no âmbito da 1ª Bienal Internacional de Design de Mobiliário, no Parque de Exposições da Capital do Móvel Paços de Ferreira)
2000 (obra Sena da Silva : 60 anos de ofícios. Pref., selecção de textos e anot. de Eduardo Calvet de Magalhães. Paços de Ferreira : Câmara Municipal de Paços de Ferreira : Associação Empresarial de Paços de Ferreira, 2000. 174 p. : il. ; 30 cm)
2001 (artigo Modos de aprender. In Daciano da Costa designer. Lisboa: FCG 2001)
2001 (palestra Um Museu de Design, em Viana do Castelo)
2001-09-26 (morte)
2013 (exposição Sena da Silva, Uma Antologia Fotográfica,foi promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e comissariada por Sérgio Mah, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional)
2006 (homenagem na Sociedade Nacional de Belas-Artes, com uma mesa redonda e uma exposição de pintura comissariada por Rui Mário Gonçaves)
2016 (exposição "90 anos de António Sena da Silva - seis décadas de Artes e Ofícios", Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa)
História:
António Martins Sena da Silva nasceu em 24 de janeiro de 1926. Frequentou o curso de liceu na Escola Francesa de Lisboa, entre 1935 e 1943, e o curso superior de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, entre 1946 e 1952, tendo apresentado provas para obtenção do diploma de Arquiteto (CODA) em 1958. O seu percurso profissional ramificou-se pela arquitetura, o design gráfico e industrial, o ensino, o desenho e a pintura, a fotografia e a gestão da empresa Autosil. Ainda a estudar arquitetura, e juntamente com António Garcia, desenhou uma secretária, dois armários e várias cadeiras de braços para o gabinete de direção da fábrica Autosil. Esta sua ligação familiar e profissional à fabrica de baterias permitiu-lhe desenvolver alguns trabalhos inovadores na área do design publicitário, que vieram a revelar-se marcantes para a imagem da empresa. No domínio da arquitetura, destacou-se pelo desenvolvimento de estruturas efémeras para feiras industriais e exposições e pela conceção de edifícios escolares. Foi precisamente no campo do design onde Sena da Silva se afirmou desde o início da sua carreira profissional, tendo tido grande visibilidade, desde logo, os trabalhos de desenho de stands de exposições, tanto integrado na equipa do arquiteto Conceição Silva (Pavilhão de Honra de Portugal na Exposição de Lausanne, em 1957) como em parceria com António Garcia (Pavilhão Comemorativo dos 25 Anos de Refinação de Petróleo em Portugal na Feira Internacional de Lisboa, em 1959). No mundo do design português, desenvolveu trabalho gráfico (embalagens, logotipos, marcas, modelos, entre outros) e de mobiliário, e, através da escrita de ensaios e artigos para revistas e jornais, e da pedagogia, contribuiu para a consolidação da Teoria do Design e da disciplina em Portugal. Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Designers, em 1976 e um dos fundadores e diretor do Centro Português de Design entre 1989 e 1994, onde introduziu a atenção ao tema do "desenvolvimento sustentado", deu inicio ao periódico Cadernos de Design e impulsionou a realização de eventos, colóquios e conferências. Em 1991, o CPD instituiu o Troféu Sena da Silva para premiar entidades e profissionais de referencia no design português. A sua aproximação à fotografia foi feita aos 16 anos, por motivos profissionais, na empresa A.A. Silva / Autosil, na qual tinha a tarefa de registar as peças defeituosas de motores de camiões para documentar os relatórios técnicos da empresa. Segundo o próprio, usava então a fotografia como instrumento de apoio no "levantamento de edifícios e de espaços urbanos para estudos de arquitectura, reprodução de obras de arte, cartazes, capas para livros, painéis publicitários, revestimentos decorativos, registo de situações visíveis para estudos de comportamento de grupos humanos, estudos de ergonomia e antropometria, diapositivos para apoio do discurso didáctico em diversas áreas, retratos de vários dignatários da cena política e até documentação da minha própria obra de projectista de móveis e imóveis" (Sena da Silva, 1987. Catálogo exposição Fotografias, 1956/57). A panóplia de trabalhos remunerados passou pela ilustração para livros e revistas, a correspondência comercial em línguas estrangeiras, a tradução de romances policiais, a poesia, a cenografia e figurinos para teatro e cinema, a pintura mural e a gestão empresarial. O seu interesse pela fotografia substancia-se profissionalmente em 1956 e 1957, numa série sobre Lisboa com o objetivo de ser publicada pela Guilde du Livre (editora Suíça), com textos de José Cutileiro. O projeto não veio a ser realizado e só foi conhecido publicamente em 1987, aquando da realização da exposição «Fotografias, 1956/57», promovida pela Galeria Ether (Lisboa), de seu filho António Sena. Em 1958 e nos anos seguintes, Sena da Silva desenvolveu trabalho de aplicação da imagem fotográfica ao desenho de capas de livros da Editora Ulisseia, em colaboração com o designer gráfico Sebastião Rodrigues. Este campo de trabalho ganhou corpo enquanto conjunto na exposição no âmbito da FOTOPORTO, intitulada Sena da Silva – uma retrospectiva, produzida pela Fundação de Serralves em 1990. No ano seguinte, encontra-se representado na EUROPALIA, numa das exposições dedicada a Portugal (produção ETHER) e em 1992, participa nas exposições coletivas Olho por Olho - Uma História da Fotografia em Portugal 1839-1992 (ETHER), e na exposição Arte Portuguesa - Anos 50, realizada em Beja e Lisboa por Rui Mário para a Fundação Calouste Gulbenkian. A sua atividade docente desenvolveu-se na Escola de Artes Decorativas António Arroio entre 1958 e 1961, com as disciplinas de Arquitectura de Interiores, Desenho de Mobiliário e Tecnologia de Pintura Decorativa. A partir do ano seguinte, e até 1969, lecionou Desenho Gráfico, Geometria e também Fotografia no Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas Artes. Foi também professor da disciplina de Introdução ao Design na Fundação Ricardo Espírito Santo no periodo compreendido entre 1975 e 1979. No ano letivo seguinte, e até 1985, lecionou a mesma disciplina introdutória, agora na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi professor no IADE e na Cooperativa de Ensino Árvore, lecionou as disciplinas de Arquitectura e de Design de Mobiliário. Escreveu com regularidade sobre design para jornais e revistas portugueses, dos quais se destacam o Diário de Lisboa, a revista Arquitectura, e já depois de 1974, o jornal Sempre - Fixe. Sena da Silva faleceu em 26 de Setembro de 2001.
Lugares:
Lisboa
Funções, ocupações e actividades:
Artista plástico
Fotógrafo
Designer
Cronista
Pedagogo
Empresário
Identificador(es) da instituição:
PT/AMLSB
Regras e/ou convenções:
ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.
NP 405-1:1994 - Informação e Documentação. Referências bibliográficas: documentos impressos: Comissão Técnica 7. Lisboa: Instituto Português da Qualidade, 1994.
Línguas e escritas:
Português
Fontes:
Sena da Silva. Uma Antologia Fotográfica. Lisboa: Câmara Municipal, 2013. ISBN 978-972-8543-32-7
LOPES, António. Sena da Silva. Uma Antologia Fotográfica. [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:https://associacaoportuguesadeartefotografica.wordpress.com/2013/07/10/sena-da-silva-uma-antologia-fotografica/
Quem é afinal Sena da Silva? [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:URL:https://designpuro.wordpress.com/2005/09/15/quem-e-afinal-sena-da-silva/
BRAGA, Isabel. Lisboa, uma história em fotografia – O Corvo [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:URL:https://ocorvo.pt/lisboa -uma-historia-em-fotografia/
Sena da Silva. O artista faz tudo em 60 anos de fotografia. [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:https://ionline.sapo.pt/artigo/366862/sena-da-silva-o-artista-faz-tudo-em-60-anos-de-f/
Sena da Silva. [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:https://arspblica.blogspot.com/search?q
Exposição "90 anos de António Sena da Silva - seis décadas de Artes e Ofícios". [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:https://www.ulisboa.pt/evento/exposicao-90-anos-de-antonio-sena-da-silva-seis-decadas-de-artes-e-oficios/
CORREIA, Rita (16 de maio de 2019). Ficha histórica: Arte Opinião (1978-1982). Hemeroteca Municipal de Lisboa. [Em linha].[Consult. 2020-04-02].Disponível em WWW:http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/FichasHistoricas/ArteOpiniao.pdf
Helena Roldão (12 de Outubro de 2012). Ficha histórica:Atlântico: revista luso-brasileira (1942-1950). Hemeroteca Municipal de Lisboa. [Em linha].[Consult. 2020-04-02].Disponível em WWW:http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/FichasHistoricas/Atlantico.pdf
MARQUES, Pedro Piedade (2015), Sena da Silva: Palmas. [Em linha]. [Consult. 2020-04-06].Disponível em WWW:https://pedromarquesdg.wordpress.com/2015/02/04/sena-da-silva-palmas/
António Sena da Silva [1926-2001]. [Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:https://arquivo.pt/wayback/20100804132616/http://www.cpd.pt/681000/1/000145/index.htm
Fundação Calouste Gulbenkian - Daciano da Costa designer : catálogo. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 24 p.[Em linha].[Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:https://www.dacianodacosta.pt/xms/files/Media/PDF_CATALOGO_DACIANO_DA_COSTA_2014.pdf
MANAÇAS, Vitor Manuel Teixeira (2005) – Percursos do Design em Portugal. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2005. 2 vol. Tese de doutoramento em Design de Equipamento. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
MARQUES, Susana Lourenço (2015) - Fotografia- História: o pensamento em imagens. Contributos para a leitura de “História da Imagem Fotográ?ca em Portugal, 1839-1997” (António Sena, 1998) como um hiperdocumento. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2015. Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (variante Comunicação e Arte).
ALMEIDA, Victor M. (2009) - O Design em Portugal: Um Tempo e um Modo. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2009. Tese de doutoramento em Belas Artes (especialidade de Design de Comunicação).
António Sena da Silva (1926—2001). [Consult. 2020-04-02]. Disponível em WWW:http://tipografos.net/portugal/sena-silva.html
Sena da Silva, in JORNAL DE LETRAS, Lisboa, 1982 (artigo citado em António Sena, pp.291)
Sena da Silva: pintura: homenagem a António Martins Sena da Silva no 80.o aniversário do seu nascimento , coord. org. Leonor Senna; design José Brandão; foto digital Pedro Nunes. Lisboa: Fundação Oriente: Fundação Calouste Gulbenkian, imp. 2006
Silva, Sena da - Os plásticos e os designers. Lisboa : I.N.I.I., 1976. 12 f.
Calado, Jorge (1987), «Sena da Silva: viagem ao passado», in Expresso (Revista), 23 de Maio de 1987, Lisboa, p. 56.
SENA, António. História da Imagem Fotográfica em Portugal 1839 – 1997. Porto: Porto editora,1998.
Adicionar à lista
Documentos associados
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar nossa politica de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Requisições
Criar requisição
Número
Ano
Data de criação
Estado
Protocolo
×
Requisição
Registo nº
123456/2222
Data de registo:
10-11-2222
Data:
10-11-2222
Nome
Entidade
Motivo *
V/Ref
Observações
Obra
Processo
Jazigo
Volume
/
/
/
?
/
?
Volume
Local
?
Número
Inserir
Identificação
Estado
Adiada
Não satisfeita
Motivo
Criar
×
Pesquisa de Processo
/
/
/
?
Processo
×
Pesquisa de Cemitério
?
Sigla
Nome
×
Pesquisa de Local
?
Local
Designação anterior
×
Selecção do documento
Número de Polícia
Documento
×
Selecção da Obra
Obra
Local
Número de Polícia
×
Aviso