Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Tipo de entidade:
Pessoa singular
Silva, Abílio Leal de Mattos e. 1908-1985. design gráfico, pintor, cenógrafo e figurinista
Outras formas do nome:
Abílio
História:
Abílio Leal de Mattos e Silva nasceu no Sardoal em 1 de abril de 1908 e faleceu em Lisboa em 29 de maio de 1985. Concluiu os estudos liceais em Coimbra e iniciou o curso de Direito na Universidade de Lisboa, que viria a abandonar para ingressar na função pública. Neste âmbito, trabalhou na Nazaré entre 1931 e 1936 (onde começou a pintar) e em Óbidos, como Tesoureiro Efectivo da Fazenda Pública. Ao longo da sua vida dedicou-se à pintura, cenografia, figurinismo, ilustração, design gráfico, tapeçaria e até a poesia (ainda inédita). Em 1935 participou na exposição de Arte Moderna, na casa Quintão no Chiado, e no Salão “Momento”, no Grémio Alentejano. A estas exposições seguiram-se outras organizadas pelo Secretariado Nacional de Informação - SNI. No ano seguinte fixou-se em Lisboa, para trabalhar no Ministério da Agricultura e em paralelo, foi criador em diferentes áreas das artes-plásticas. Começou a trabalhar em teatro em 1936, com os cenários e os figurinos da peça “Tá Mar”, sobre as gentes da Nazaré, no Teatro Nacional D. Maria II, então Almeida Garrett. Colaborou também com a ópera homónima de Ruy Coelho, apresentada no Teatro Nacional de S. Carlos. Mais tarde, já na década de 1940, foi diretor de cena deste teatro. Em dança, colaborou em mais de 20 peças, de que é exemplo a cenografia da peça O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, coreografada por Margarida de Abreu, professora de Bailado no Conservatório Nacional e fundadora do Círculo de Iniciação Coreográfica (CIC), que procurava reformar a dança em Portugal. De 1941 a 1951 foi Assistente da Fundação Nacional para Alegria no Trabalho, executando vários trabalhos para a Direcção Geral dos Serviços Agrícolas, Comissão Reguladora do Comércio dos Carvões, C.T.T, Comissões de Iniciativa de Turismo da Nazaré e Óbidos. Colaborou com várias publicações de outros departamentos de Estado e foi pelas atividades de ilustrador e designer desenvolvidas no Ministério da Economia, que recebeu as insígnias de Oficial da Ordem de Mérito Agrícola em 9 de abril de 1968, pela ação desenvolvida em exposições organizadas no estrangeiro. A revista Presença (quando esta era dirigida por José Régio) contou também com a sua colaboração. A cultura popular da Nazaré foi inspiradora para uma parte significativa da sua obra, e sendo ele sensível a este património, foi o primeiro a defender publicamente a necessidade de um museu para a Nazaré, em 1955, assim como teve uma participação ativa na Liga dos Amigos da Nazaré. Este museu só iria a ser criado em 1970, ao qual foram doadas obras de Abílio Leal de Mattos e Silva, um ano após a sua morte. Desde junho de 2008, existe o Museu Abílio de Mattos e Silva, em Óbidos.
Lugares:
Sardoal
Nazaré
Óbidos
Lisboa
Identificador(es) da instituição:
PT/AMLSB
Regras e/ou convenções:
ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.
ISAD (G) - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos.
NP 405-1:1994 - Informação e Documentação. Referências bibliográficas: documentos impressos: Comissão Técnica 7. Lisboa: Instituto Português da Qualidade, 1994.
Línguas e escritas:
Português
Fontes:
Ferreira, M. E., Monteiro, J. DO., Silva, R. H. D. & Pereira, E. (2022). Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa - edição revista e ampliada. Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa. [Em linha]. [Consult. 2023-01-31]. Disponível em WWW: URL: https://doi.org/10.34619/oelt-t7xq
Ficha de Entidade Museu Dr. Joaquim Manso. [Em linha]. [Consult. 2023-01-31]. Disponível em WWW: <URL: http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg
Adicionar à lista
Documentos associados
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar nossa politica de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Requisições
Criar requisição
Número
Ano
Data de criação
Estado
Protocolo
×
Requisição
Registo nº
123456/2222
Data de registo:
10-11-2222
Data:
10-11-2222
Nome
Entidade
Motivo *
V/Ref
Observações
Obra
Processo
Jazigo
Volume
/
/
/
?
/
?
Volume
Local
?
Número
Inserir
Identificação
Estado
Adiada
Não satisfeita
Motivo
Criar
×
Pesquisa de Processo
/
/
/
?
Processo
×
Pesquisa de Cemitério
?
Sigla
Nome
×
Pesquisa de Local
?
Local
Designação anterior
×
Selecção do documento
Número de Polícia
Documento
×
Selecção da Obra
Obra
Local
Número de Polícia
×
Aviso