Plano de classificação

Conjunto do topo norte com o palácio da CidadeData(s):[1945] - 1970-07-15 Nível de descrição:Documento compostoDimensão e suporte:Dimensão: 357 f. (1880 x 715 mm)Escala:1:12000Autor(es):Amaral, Francisco Keil do. 1910-1975, arquitetoCardoso, Edgar António de Mesquita. 19---, engenheiro civilGandra, Hernâni. 1914-1988, arquitetoPessoa, Alberto José. 1919-1985, arquitetoRamalho, Raúl Chorão. 1914-2002, arquitetoRamos, Carlos Manuel de Oliveira. 1922-, arquitetoTainha, Manuel. 1922-, arquitetoNome associado:Abecasis, DuarteFunção: Outra / Não especificadaKruz, Carlos Soares BrandãoFunção: Outra / Não especificadaPinto, Ciro de Oliveira. Fl. 1949-1951, chefe de repartição na Câmara Municipal de LisboaFunção: Outra / Não especificadaÂmbito e conteúdo:Estudos do conjunto do topo norte com o palácio da Cidade (no primeiro dos quais intitulado auditorium e museu Municipal), no alto do parque Eduardo VII, desenvolvidos por Francisco Keil do Amaral, entre cerca de 1946-1948 e 1953 (data do 4.º estudo), com os arquitetos Alberto José Pessoa e Hernâni Gandra, que teria a função de albergar os serviços culturais da Câmara Municipal de Lisboa, incluindo salas de exposições e auditório. Em 1960 este projeto conheceu uma segunda versão, da equipa dos arquitetos Manuel Tainha, Carlos Manuel Ramos e Chorão Ramalho. No início da década de 1970, Keil do Amaral voltou a trabalhar neste projeto, agora com o nome palácio de Congressos, Música e Exposições. Do conjunto de estudos para o remate do topo norte apenas foi construído o pedestal, sem a estátua equestre de D. Nuno Álvares Pereira, enquadrado por colunatas monumentais. A documentação contém: as memórias descritivas de 1946-1948(?) e de 1960, do palácio da Cidade, neste segundo caso, com os respetivos desenhos (plano de conjunto, plantas, cortes e alçados) do anteprojeto; memória descritiva de 1962, do mesmo projeto; anteprojeto da alameda central do parque Eduardo VII (esquema de localização); estudos preliminares do palácio da Justiça de Lisboa; estudos de pormenor do topo norte do Parque (4.º estudo para o palácio da Cidade); plantas de apresentação do arranjo do parque Eduardo VII, com a localização do palácio da Cidade; desenhos do remate do topo norte da respetiva alameda central (planta geral e alçados, planta e alçado dos muros de suporte e acesso à plataforma fronteira ao monumento, pormenores do muro da plataforma e da base do monumento, do remate do pilar, da escada lateral e do muro de suporte, da base do monumento, dos pilares que enquadram o monumento, perfil-tipo do muro de suporte da plataforma do monumento, do muro de suporte da plataforma fronteira ao monumento e do muro lateral ao monumento); desenhos do arranjo do parque com a localização de edifícios públicos (perfis transversais da avenida); desenhos da plataforma de acesso ao edifício, remate do topo norte da alameda central (perfis dos muros de suporte e acesso à plataforma fronteira ao monumento); pormenor dos buxos e empedrados laterais da alameda central; perfis da alameda central; planta geral e troços do remate do topo norte da alameda central; perspetiva do conjunto do topo norte do parque Eduardo VII. Apresenta, ainda, correspondência, nomeadamente: um ofício do chefe da repartição ao diretor dos Serviços de Urbanização e Obras; o contrato, de 28 de outubro de 1958, para a realização dos estudos necessários com vista à elaboração do projeto do palácio da Justiça e tribunais de Lisboa, a construir no alto do parque, incluindo o seu enquadramento urbanístico, a decoração e o mobiliário, de acordo com os programas aprovados pelos ministros da Justiça e das Obras Públicas; uma carta do arquiteto Januário Godinho, de 15 de julho de 1970, dirigida a Francisco Keil do Amaral, sobre a percentagem regulamentar a pagar pelo Ministério das Obras Públicas aos arquitetos; a apreciação do Conselho Superior de Obras Públicas, pela 2.ª Subsecção da sua 3.ª Secção; e fotografias de desenhos e de maquetes do conjunto do parque, com os estudos preliminares deste projeto (análise de algumas realizações similares, em Utreque, Roterdão, Madrid, Londres, Estugarda e Telavive, programa, partido geral e seu ajustamento ao plano de urbanização, memória descritiva e justificativa da solução proposta, e informação complementar sobre a exposição permanente, com fotografias dessas realizações similares, de brasões, desenhos e plantas da cidade de Lisboa, além de diferentes embarcações); entre outros documentos.Idioma(s):PortuguêsCota(s):Francisco Keil do AmaralPT/AMLSB/FKL/05/012PT/AMLSB/FKL/10/005PT/AMLSB/FKL/15/005PT/AMLSB/FKL/15/012Existência e localização de cópias:Documento reproduzido no Arquivo Municipal de Lisboa em suporte digital.Nota de publicação:TOSTÕES, Ana - Conjunto do topo norte com o Palácio da Cidade. Ca. 1946-1948. In AMARAL, Francisco Pires Keil do; MOITA, Irisalva; TOSTÕES, Ana - Keil do Amaral: o arquitecto e o humanista. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1999, p. 224-225.TOSTÕES, Ana - Keil. Arquiteto dos jardins e parques de Lisboa. A história de um trabalhador humanista. In AMARAL, Francisco Pires Keil do; MOITA, Irisalva; TOSTÕES, Ana - Keil do Amaral: o arquitecto e o humanista. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1999, p. 84-88.TOSTÕES, Ana - Monsanto, Parque Eduardo VII, Campo Grande: Keil do Amaral, arquitecto dos espaços verdes de Lisboa. Lisboa: Salamandra, 1992, p. 64, 74-78 e 95-96.TOSTÕES, Ana - Palácio da Cidade. 2.º, 3.º e 4.º estudos. In AMARAL, Francisco Pires Keil do; MOITA, Irisalva; TOSTÕES, Ana - Keil do Amaral: o arquitecto e o humanista. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1999, p. 226-227.TOSTÕES, Ana - Palácio de Congressos, Músicae Exposições. 1960-1970. In AMARAL, Francisco Pires Keil do; MOITA, Irisalva; TOSTÕES, Ana - Keil do Amaral: o arquitecto e o humanista. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1999, p. 231.Arquivo:AHCódigo de referência:PT/AMLSB/FKA/02/002