Plano de classificação

Tipo de entidade:Pessoa singularPortugal, Eduardo. 1900-1958, fotógrafo e colecionadorOutras formas do nome:Eduardo Macedo PortugalEduardo Macedo d'Elvas PortugalData(s):1900-02-26 (nascimento)1911 (conclusão dos estudos primários na escola Académica de Lisboa)1915 (conclusão do curso comercial na escola Académica)1919 (início do interesse pela fotografia)1925 (participação na Exposição Nacional de Fotografia, nos Armazéns Grandela)1932 (encerramento do Banco Português e Brasileiro)1932 (trabalho na chapelaria Portugal & Dinis)1939 (exposição “Estátua Equestre de Dom João I”)1947 (“Exposição Antoniana”)1948 (exposição “A imagem da Flor”)1949 (exposição “Alguns Documentos e Obras de Arte Relativos ao Santo Padroeiro de Lisboa São Vicente”)1952 (exposição “A Casa dos Bicos”)1956 (exposição “A Reconstrução de Lisboa, após o Terramoto”)1958-06-20 (morte)História:Eduardo Macedo d’ Elvas Portugal nasceu no ano de 1900 em Lisboa. Filho de José d’ Elvas Portugal (1840-1897) e de Adelaide Alexandrina Macedo (1846-1915), uma família abastada de comerciantes da nova classe burguesa, que se havia estabelecido em Lisboa nos finais do século XIX. Fotógrafo, foto-editor, bibliófilo e colecionador de fotografia antiga, depois de concluir o curso comercial em 1915, começa a trabalhar como arquivista no Banco Portuguez e Brasileiro até 1932, data em que ingressa na casa comercial do pai a Chapelaria Portugal & Dinis, em Lisboa. Paralelamente foi desenvolvendo o gosto pela fotografia, mas só em 1919 há registo de imagens que documentam alguns eventos da sua vida pessoal e familiar. Dedicou todos os momentos livres a esta atividade e a viajar pelo país e estrangeiro, mas é entre 1930 e 1950 que se verifica uma maior produtividade. Eduardo Portugal foi um dos mais notáveis fotógrafos documentais da cidade de Lisboa. O círculo comercial e social em que se move inclui tanto os intelectuais, como os artistas e fotógrafos mais conhecidos da época, nomeadamente José Artur Leitão Bárcia, do Grupo Amigos de Lisboa, Kurt Pinto, Mário Novais, Marques da Costa e Paulo Guedes com quem trocava correspondência. Fez parte do Grupo Amigos de Lisboa, em 1940, o que lhe trouxe contactos com olisipógrafos influentes como Vieira da Silva, Ferreira de Andrade, Matos Sequeira, Luís Pastor de Macedo, entre outros, que ilustraram as suas edições, com os trabalhos de Eduardo Portugal, tal como acontece com a revista Civilização e a Editorial Enciclopédia. Para além de documentos de paisagens e monumentos, sobretudo do centro do país, que deram origem a uma grande coleção de bilhetes-postais, elaborou um guia vastíssimo sobre Lisboa e já na década de 40 a Câmara de Lisboa, encomenda-lhe a cobertura fotográfica das transformações urbanísticas da cidade. Realizou ainda outro tipo de trabalhos relacionados com a divulgação para o turismo (cartazes, receitas, Guias, revistas, folhetos, edições), e participou e colaborou em várias exposições, entre as quais o Cortejo Histórico de Viaturas, em 1934, a Exposição de Arte Popular, em 1936, Estátua Equestre de Dom José I, em 1939, a 1ª Exposição de Arte Fotográfica de Tomar, a Exposição Nacional de Fotografias, em 1943, a Exposição antoniana, em 1947, integrada nas Comemorações do VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros, A Imagem da Flor, em 1948, A Casa dos Bicos, em 1952 e A Reconstrução de Lisboa, após o Terramoto, em 1956 e colaborou na Exposição do Archivo Pitoresco, e Exposição Almanaques Lisboetas, em 1957. A sua extensa obra denota um espírito empreendedor e versátil assente numa formação arquivística que vai marcar toda a inventariação e conservação do seu espólio, hoje na posse do Arquivo Municipal/Fotográfico.Lugares:LisboaBragaGuimarãesSetúbalCoimbraFrançaBélgicaFigueira da FozFunções, ocupações e actividades:FotógrafoColecionadorArquivistaIdentificador(es) da instituição:PT/AMLSBRegras e/ou convenções:ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.ODA - Orientações para a Descrição Arquivística: Grupo de Trabalho de Normalização da Descrição em Arquivo. Lisboa: Direção Geral de Arquivos, 2011.NP 405-1:1994 - Informação e Documentação. Referências bibliográficas: documentos impressos: Comissão Técnica 7. Lisboa: Instituto Português da Qualidade, 1994.Línguas e escritas:PortuguêsFontes:LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Fotográfico - 7 Olhares. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Fotográfico - Provas Originais, 1858-191. Lisboa: Câmara Municipal, 1993.LISBOA. Câmara Municipal. Arquivo Fotográfico - Quotidiano feminino: 1900-1940. Lisboa: Câmara Municipal, 2001.MOITA, Ana Paula; CORDA, Isabel - Eduardo Portugal (1900-1958). "Cadernos do Arquivo Municipal". Lisboa. Nº 9, (2007), p. 218-234. [Consult. 2018-05-02]. Disponível em WWW: URL: http://arquivomunicipal2.cm-lisboa.pt/ficheiros/56/19/ficheiro1956_ovgssojjyrd.pdf. ISSN 0873-9870.