Plano de classificação

Tipo de entidade:Pessoa colectivaFotografia BrasilData(s):1914-1916 (direção de José Carlos da Silva)1916 (morte de José Carlos da Silva)1916 (direção técnica de António Santos de Almeida)1916 (participação na Exposição Nacional de Photographia, realizada na Sociedade Nacional de Belas Artes, na qual recebe o prémio de 1.ª classe)1919 (Joaquim da Silva Nogueira torna-se responsável técnico)[1919-1920?] (Joaquim da Silva Nogueira adquire a casa fotográfica)1920 (início de colaboração com a revista ABC)1922-1923 (participação na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, no Rio de janeiro)1922-1927 (colaboração com o periódico Ilustração Portugueza)1922-1927 (colaboração com o periódico De Teatro - Revista de teatro e música)1931 (participação na exposição promovida pela revista Arte Photographica e realizada na Sociedade Nacional de Belas Artes)1934 (Joaquim da Silva Nogueira fotografa o Presidente da República e o Presidente do Conselho)1934 (colaboração com o periódico Cine)1959 (morte de Joaquim da Silva Nogueira)História:A casa fotográfica Brazil, localizada na rua da Escola Politécnica, 141, em Lisboa, foi dirigida por José Carlos da Silva entre 1914 e o ano da sua morte, em 1916, passando a gestão para a viúva Virgínia Silva, sob a direção técnica de António Santos de Almeida (sócio da Royal Photo). Em 1919, Joaquim da Silva Nogueira (n.1892-m.1959), filho de um conceituado fotógrafo com casa comercial, passa a responsável técnico, e proprietário pouco depois [1919-1920]. A Fotografia Brasil tornou-se a principal fornecedora de retratos de artistas não só para a imprensa ilustrada portuguesa, como para cartazes, periódicos, programas ou postais. A perspetiva inovadora (em Portugal) do fotógrafo Silva Nogueira, estava presente na “iluminação dramática, poses teatrais, posições inusitadas, singularidade do ângulo de tomada de vistas, técnicas de manipulação de negativos” (BATISTA, 2015). Este foi o fotógrafo da imagem institucional do Presidente do Conselho, Oliveira Salazar, e mais informalmente, fez o retrato do Presidente da República General Carmona, ambos em 1934. Reconhecido sobretudo como um fotógrafo de artistas de palco, fotografou entre muitos outros artistas, José de Almada Negreiros, Luiza Santanela, Corina Freire, Beatriz Costa e Amália Rodrigues. A Fotografia Brasil participou com 13 trabalhos de brometo na Exposição Nacional de Photographia, promovida pela revista Arte Photographica e realizada nas salas da Sociedade Nacional de Belas Artes (S.N.B.A.) entre 23 de novembro e 10 de dezembro de 1916. A casa fotográfica recebeu nesta exposição o prémio de 1.ª classe (em ex-áqueo com outros fotógrafos e casas fotográficas). Participou também como “Joaquim Silva Nogueira, Fotografia Brasil” na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1922-1923, e na exposição promovida pela revista Arte Photographica e realizada na Sociedade Nacional de Belas Artes (S.N.B.A.) entre 20 e 30 de março de 1931, com um retrato que fora premiado. A destrinça entre a atividade da casa fotográfica e a do seu proprietário e fotógrafo Joaquim da Silva Nogueira é difícil de estabelecer, já que umas vezes fez-se representar publicamente (exposições, publicações) ora enquanto fotógrafo, como pela casa fotográfica. Colaborou com a Ilustração Portugueza (entre 1914 e 1923), a revista ABC (desde 1920), o Notícias Ilustrado (que tinha como editor fotográfico Leitão de Barros), o Século Ilustrado, a Cine (1934), publicou imagens no Jornal dos Teatros e foi fotógrafo oficial do periódico De Teatro - Revista de teatro e música (de 1922 a 1927). Esta casa fotográfica terá funcionado até cerca de 1980, na mesma morada.Lugares:LisboaRio de JaneiroIdentificador(es) da instituição:PT/AMLSBRegras e/ou convenções:ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.ISAD (G) - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos.ODA - Orientações para a Descrição Arquivística: Grupo de Trabalho de Normalização da Descrição em Arquivo. Lisboa: Direção Geral de Arquivos, 2011.Línguas e escritas:PortuguêsFontes:PAVÃO , Luis - The Photographers of Lisbon, Portugal from 1886 to 1914. Rochester : George Eastman House, 1990. 156 p.BAPTISTA, Paulo Artur Ribeiro - Estrelas e Ases: o retrato fotográfico em Portugal (1916-1936). Tese de Doutoramento em História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2015. [Em linha]. [Consult. 2021-06-30]. Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10362/20195Viegas, Paula Cristina de Pinho Coelho Cintra - Mulheres fotógrafas em Portugal (1844-1918) : Maria E. R. Campos - 1ª photogrpha portugueza. Dissertação de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, defendida na Faculdade de Letras da universidade de Lisboa em 2019.Notas internas:1918 - “A Fotografia Brasil, é a mais bem frequentada da Capital. Os seus trabalhos são perfeitissimos. A sua instalação a mais ampla. Explendidos retratos de crianças, clichés d’Arte. Rua da Escola Politecnica, 141, Telef. Norte 851.” in Anuário Comercial de Portugal de 1918, p. 1370.1921 - publicidade no periódico A Capital, nº 3756, de 14 de abril de 1921. “Fotografia Brasil. Retratos d’Arte, ampliações, reproduções miniaturas em esmalte. Rua da Escola Politécnica, 141” http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ACapital/1921/ABRIL/ABRIL_master/ACapitalN3756aN3770.pdf1924 - “Ofereça só bons retratos. Fotografia Brasil. R. da Escola politécnica, 141 (a S. Mamede)” Correio de África, nº 5, 25 de novembro de 1924 http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib1928 - publicidade no periódico Algarve (17_06_1928) “Fotografia Brasil. É o melhor atelier de Lisboa. Retratos artísticos em todos os géneros. Silva Nogueira. 141 - Rua da Escola Politécnica - 141”. http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/OAlgarve/1928/JUN/N1054-17/N1054-17_master/17.PDF1934 - “Salazar O melhor retrato do ilustre presidente do Ministério. Formatos e preços especiais para câmaras, governos civis e missões da União Nacional, cliché directo por Silva Nogueira. Fotografia Brasil Rua da Escola Politécnica, 141” Diário de Notícias, A70, N24519, 9/5/1934, p. 4. [referenciado em tese ases, pág. 360]