Plano de classificação

Tipo de entidade:Pessoa colectivaPhotographia Universal. 1870 -1913Outras formas do nome:Photographia Universal Photographie Universelle A.SolasPhotographia SolasA. SolasCasa A. SolasLima & Cª, Photographia UniversalData(s):1866-1900 (funcionamento da Photographia Universal, na rua Oriental do Passeio Público, 52)1880 [década] (gerência e mudança de propriedade para Francisco dos Santos Lima)1903-1913 (funcionamento da Photographia Universal na rua de São Lázaro, 6)História:Alexandre Solas trabalhou no estúdio de Alexandre Ken em Paris e veio para Portugal em 1865 como operador da casa de fotografia Talbot, no Porto, antes de abrir o atelier Photographia Universal em Lisboa, na rua Oriental do Passeio Público, 52, em 1866, que terá funcionado até 1900 (ARAÚJO, 2008). O endereço do atelier foi alterado para Praça dos Restauradores, 41 (provavelmente após a reestruturação do Passeio Público, terminada em 1886). A casa era anunciada como Photographia Universal, Photographie Universelle A.Solas, Casa A. Solas, ou Photographia Solas. Não foi encontrada evidência nas fontes para a relação com as casas fotográficas homónimas no Porto (Rua da Cedofeita n.º 95) e em Braga (na Rua do Souto n.o 4), esta com uma filial em Caldas do Gerez. A. Solas foi colaborador, com o seu atelier, de o jornal ”Perfis Artísticos: música, teatro e belas artes” no início da década de 1880. A casa fotográfica teve como gerente Francisco dos Santos Lima que mais tarde se tornou proprietário (déc. 1880?). Em 1895 existia a Photographia Solas, de Francisco dos Santos Lima, na mesma praça, embora no número 38. (Pavão, 1990). Esta casa era também anunciada como Lima & Cª, Photographia Universal, e terá estado aberta até 1902 (CPF). Já no período compreendido entre 1903 e 1913, a Photographia Universal estava instalada, na rua de São Lázaro, 6 (PAVÃO, 1990). Lugares:LisboaPortoParisIdentificador(es) da instituição:PT/AMLSBRegras e/ou convenções:ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Camberra: Australia, 27-30 de outubro de 2003. Conselho Internacional de Arquivos.ODA - Orientações para a Descrição Arquivística: Grupo de Trabalho de Normalização da Descrição em Arquivo. Lisboa: Direção Geral de Arquivos, 2011.Línguas e escritas:PortuguêsFontes:Araújo, Nuno Borges de – Portugal (entrada), em Hannavy, John (ed.) - Encyclopedia of Nineteenth-Century Photography. Nova Yorque e Londres: Routledge Reference (Taylor & Francis Group), 2008, vol. II, p. 1151-1154CPF, CALVB (col), u.i. Perfis Artísticos: Música, Teatro e Belas Artes [Em linha]. [Consult. 2021-09-06]. Disponível em WWW: https://digitarq.cpf.arquivos.pt/details?idMAGALHÃES, Manuel – Fotografia no Porto: Notas para a sua história, século XIX. Actas das Jornadas Da fotografia ao azulejo. Porto: Museu Nacional Soares dos Reis, 2016. [Em linha]. [Consult. 2021-09-01]. Disponível em WWW: URL:https://issuu.com/museusoaresdosreis/docs/azulejo___livro_actas___baixaPAVÃO, Luis - The Photographers of Lisbon, Portugal from 1886 to 1914. Rochester : George Eastman House, 1990. 156 p.Notas internas:Marques de Abreu terá trabalhado operador de zincogravura da Photographia Universal.