Plano de classificação

Documentos de despesa e ordens de pagamentoData(s):1882-1906Nível de descrição:SérieDimensão e suporte:Dimensão: 32 Cx.Nome(s) do(s) produtor(es) e história administrativa/biográfica:Nome(s) do(s) produtor(es): Comissão Fiscal do Congresso Municipal de Beneficência PúblicaHistória administrativa/biográfica: Criada pela reforma administrativa do município de Lisboa de 18 de Julho de 1885, é composta pelo presidente e pelo tesoureiro do Congresso e pelos presidentes das diferentes secções. Compete-lhe: cumprir e fazer cumprir as determinações do Congresso e das suas secções; receber os fundos que constituem receita de beneficência; entregar as somas fixadas no orçamento aos respectivos estabelecimentos ou institutos de caridade ou às comissões de beneficência das paróquias civis; fiscalizar todas as despesas; coordenar o orçamento geral tendo em vista os orçamentos de despesa das diferentes secções; preparar as contas que devem ser aprovadas pelo congresso de beneficência; elaborar o relatório da administração geral de beneficência do município, compendiando nele todos os dados estatísticos que interessem as questões de pauperismo. Em conformidade com o decreto com força de lei que reformou a organização municipal em 26 de Setembro de 1891, o Congresso Municipal de Beneficência Pública foi extinto, passando os seus serviços e encargos para a nova Câmara que se constituiu a 1 de Janeiro de 1892. Até 2 de Fevereiro desse ano, data em que se procedeu à entrega à Câmara Municipal dos serviços, encargos, instituições e pessoal do extinto Congresso, os dois vogais da Comissão Fiscal, Pinheiro Chagas e Luciano Cordeiro dirigiram o expediente e asseguraram a gerência da Comissão.Âmbito e conteúdo:Ordens para que o tesoureiro do Congresso pague as seguintes importâncias: dos vales concedidos pelas comissões de beneficência aos pobres das respectivas paróquias civis (também se encontram os vales); das gratificações e ordenados dos funcionários; do material para o expediente; de subsídios diversos; dos socorros nos domicílios; da manutenção dos asilos; etc. Inclui facturas, requisições de material e recibos relativos a despesas diversas (com gás e electricidade, produtos alimentares, medicamentos, artigos de papelaria, vestuário, mobiliário, etc.), efectuadas pelo Congresso Municipal de Beneficência Pública Incluem a designação das despesas, a importância de cada documento e o total. Cada resumo tem junto os duplicados dos documentos respeitantes às contas de cada fornecedor.Arquivo:AHAHCódigo de referência:PT/AMLSB/CMLSBAH/SASS/009