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Lutuosa
Data(s):
1925-1945
Nível de descrição:
Subfundo
Dimensão e suporte:
Dimensão:
19 livros, 1 pasta (1 m.l.)
Suporte:
Papel
Nome(s) do(s) produtor(es) e história administrativa/biográfica:
Nome(s) do(s) produtor(es):
Lutuosa da Câmara Municipal de Lisboa. [1925]-1943
História administrativa/biográfica:
A Lutuosa da Câmara Municipal de Lisboa foi uma instituição de previdência da Câmara Municipal de Lisboa criada em cerca de 1925. De acordo com os seus estatutos, o principal dever da Lutuosa consistia em "auxiliar em tudo que lhe for possível os seus associados", ou seja, prestar apoio social e financeiro aos funcionários da Câmara Municipal de Lisboa inscritos como sócios na instituição. Os corpos gerentes da Lutuosa eram constituídos por: mesa da assembleia geral, direção e conselho fiscal, que se reuniam nos Paços do Concelho do Município de Lisboa, para tratar de quaisquer assuntos referentes aos associados, trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa. Além da votação para os corpos gerentes, os sócios tinham outros direitos e regalias, e participavam na assembleia geral para discussão dos assuntos e votação dos novos corpos gerentes, eleitos anualmente. Em 1943, no seguimento do debate municipal acerca da existência de diversas instituições lutuosas na Câmara Municipal de Lisboa, foi decidida, na sessão de 6 de maio da assembleia geral, a extinção da Lutuosa da Câmara Municipal de Lisboa e a sua integração/fusão na Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara Municipal de Lisboa (criada em 1941), pelo Instituto Nacional de Trabalho e Previdência Social.
História custodial e arquivística:
Desconhece-se a história custodial e arquivística da documentação, até ao seu ingresso no Arquivo Municipal de Lisboa. A documentação manteve-se no depósito do Arco do Cego até 2021, altura em que foi transferida para o depósito do Bairro da Liberdade.
Âmbito e conteúdo:
Documentação produzida entre 1925 e 1945, relativa à constituição, organização e funcionamento da Lutuosa da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e que reflete as suas competências e atividades de apoio social e financeiro aos funcionários da CML. Contém livros de: atas de reuniões da assembleia geral (1926-1943) e do conselho fiscal (1929-1943); registo de presenças em assembleias gerais (1926-1943); autos de posse dos corpos gerentes (1926-1943); registo de caixa (1926-1940); registo de diário (1926-1940); registo de despesa e receita (1944-1945); registo de inscrição de sócios (1925-1940); registo de movimento de joias e quotas (1926-1936).
Condições de reprodução:
Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do Arquivo Municipal de Lisboa.
Unidades de descrição relacionadas:
Cód. referência:
PT/AMLSB/CSR
Título:
Caixa de Socorros e Reformas
Arquivo:
AH
Código de referência:
PT/AMLSB/CMLSBAH-LUT
Registos adjacentes
GPEP - Gestão do património e do espaço público
IMPS - Impostos
ODAS - Organização e divulgação de atividades socioculturais
PCSP - Preservação da cultura e salvaguarda do património
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123456/2222
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10-11-2222
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